terça-feira, 30 de outubro de 2007

Desiderata

Autor Desconhecido
Achado na igreja de Saint Paul, em Baltimore, 1692
Vá calmamente, entre o barulho e a pressa, e lembre-se da paz que somente existe no silêncio.

Na medida do possível, e sem se atraiçoar, tenha boas relações com todas as pessoas.

Diga a sua verdade quieta e claramente. Ouça os outros, mesmo os obtusos e ignorantes. Eles também têm uma estória a contar.

Evite as pessoas ruidosas e agressivas. Elas são tormentos para o espírito.

Se você se comparar aos outros, você se tornará ora vaidoso, ora amargo, pois há sempre pessoas que lhe são inferiores ou superiores.

Goze tanto as suas realizações quanto os seus sonhos. Mantenha-se interessado naquilo que você faz, por humilde que seja. Aquilo que você faz é algo que você realmente possui, num tempo em que tudo muda sem parar.

Pratique a prudência nos seus assuntos comerciais, pois o mundo está cheio de trapaças. Mas não deixe que isto o faça cego para as virtudes que existem. Muitas pessoas se esforçam por ideais altos. Por toda parte a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Não finja afeição. E nem seja cínico acerca do amor. A despeito da aridez e do desencanto, ele renasce tão teimosamente quanto a tiririca.

Aceite com elegância o conselho dos anos, deixando graciosamente para trás os prazeres da juventude. Crie força de espírito para proteger-se na desgraça repentina. Não se aflija, porém, com coisas imaginadas. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

Tenha uma disciplina saudável, mas seja gentil para consigo mesmo. Você é um filho do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas. Você tem o direito de estar aqui. E, quer você saiba disto ou não, o fato é que o universo caminha como deve. Por isto, esteja em paz com Deus, não importa como você pensa que ele é.

A despeito da barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com a sua alma.

Com todos os seus enganos, labutas e sonhos não realizados, este continua a ser um belo mundo. Cuide-se. Esforce-se por ser feliz...

15 comentários:

  1. Esse texto maravilhoso eu conheci há alguns anos atrás, quando ainda trabalhava na Zênite, pelas mãos do eu amigo Vicente Melo.
    Ele me deu um papel datilografado, já um tanto envelhecido de ficar guardado, e me disse: "Toma. Leia e passe para o computador pra mim, por favor. Ah, se vc quiser pode ficar com uma cópia pra vc. Aliás, tenho certeza que vc vai querer uma cópia pra vc."
    Dito e feito! Li, reli. Passei pro computador e imprimi duas cópias, uma pra mim e outra pra ele. E mandei por email para várias pessoas.
    Agora vejo ele aqui! Lindo!
    Que bom recordar bons momentos.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. O texto é de Max Ehrmannn e foi registrado pela primeira vez em 1927.
    Hoje em dia pertence à © Robert L. Bell.
    _________________________________

    Ele realmente lindo!
    Tudo que se lê serve para os dias de hj, não existiria uma forma mais exata desejar tudo de bom a todos que amamos e aos que pouco conhecemos...

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Amoo essa poesia!!!!!
    é linda msm
    aparece até em Piratas do Caribe tatuada nas
    costas do Jack!! =)
    é perfeitoo!!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje recebi da minha chefe a versao em ingles desta poesia. Lendo ela aqui consegui decifrar palavras desconhecidas...tudo fez sentido agora.Obrigada

    ResponderExcluir
  5. o texto é maravilhoso!
    ouvi num encontro da pastoral da criança.
    achei o máximo!

    ResponderExcluir
  6. A Poesia DESIDERATA foi escrita por Max Ehrmann, em 1927, e se tornou uma mensagem de esperança para milhares de pessoas. Há anos vem sendo compartilhada entre pessoas que igualmente anseiam por bem-estar e confiança.
    Como disse o Merril Moore, psiquiatra do exercito, que distribuía cópias em seu consultório, "Ele deveria ser engarrafado e vendido como remédio mágico do Dr. Ehrmann".
    Leiam também "Uma Prece", do mesmo autor.
    Celeneh Perim
    Vitória/ES

    ResponderExcluir
  7. Essa mensagem é simplesmente fantástica. Parabéns ao autor.
    João Pessoa/Pb

    ResponderExcluir
  8. essa poesia está tatuada nas costas do Capitão Jack Sparrow - do filme Piratas do Caribe.

    ResponderExcluir
  9. Regina é o seu nome,é isso?
    O autor desse poema belíssimo, é Max Ehrmann, um filósofo, poeta e advogado, que vc mesma poderia ter pesquisado melhor sobre ele na wikipedia. Tem tudo por lá!
    O seu poema Desiderata, durante muito tempo, foi considerado um poema antigo de autoria desconhecida. O fato se deu porque o pároco da Igreja de Saint Paul em Baltimore, o Reverendo Frederick Kates, mimeografou o poema para os seus fiéis e posteriormente alguém que o reproduziu novamente não incluiu o nome do autor, colocando a observação que o poema tinha sido "encontrado na Igreja de Saint Paul, datado de 1692". Na verdade, o ano de 1692 é o de fundação da Igreja de Saint Paul.
    Max Ehrmann obteve os direito autorais sobre Desiderata em 1927.
    Belo e expressivo poema,mas nos dias de hoje, ainda é polêmico. Com o crescimento do cristianismo, muitos cristãos não compreendem o significado do conteúdo desse poema, e contestam alegando que somos filhos do Criador do Universo, das estrelas e árvores, e blá blá blá,, sem uma compreensão maior do contexto poético do Desiderata. É contraditório, para quem tem essa visão limitada, pois o próprio filósofo, considerava Jesus como um filósofo, e tinha grande admiração por Ele.
    Max Ehrmann, foi um alemão de família simples e esse poema foi o que o tornou mundialmente conhecido, aos 55 anos. Ele nasceu em 1872 e morreu em 1945, aos 73 anos. Eu também sou colaboradora da wikipedia.
    Lindo poema postado. Boa sorte!
    Deus te abençoe sempre!
    Sandra Cristina.

    ResponderExcluir
  10. Max Ehrmann requereu sua autoria, e como ninguem contestou...
    Até aquele momento, este poema tinha autoria desconhecida!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu tambem sempre soube ser este texto de autoria desconhecida. Gostaria que alguem que tivesse condição de elucidar este impasse que se pronunciasse.

    Antonio Furtado

    10/08/2012

    ResponderExcluir
  12. Esta palavra desiderata, nada mais é que o verdadeiro testemuho da existência de uma raça superior. Nunca li ou pesquisei mas tive uma visão, que esta palavra onde se encontra todas as manhãs; verte água. Palavra escrita pelo pai eterno.

    ResponderExcluir
  13. Este texto não é de autor desconhecido, é de autoria do escritor norteamericano Max Ehrman, nascido a 26 de Setembro de 1872 e falecido em 1945 na sua cidade natal, em Terre Haute, Indiana. Foi escrito em 1927.

    ResponderExcluir
  14. Pra min é a descricao mais clara da vida num todo,iondependente dos tempos!

    ResponderExcluir
  15. http://www.fleurdelis.com/desidera.htm

    ResponderExcluir