quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Clube dos Autores na FLIP 2010

Flip acolhe referências culturais da região - release de Rafael Clodomiro.

Em sua 8ª edição e com uma repercussão consagrada no mundo dos livros, a Festa Literária Internacional de Paraty - Flip 2010, que acontece de 4 a 8 de agosto, compartilha e promove não somente sua própria programação na Tenda dos Autores, com diversas mesas de debates sobre variados assuntos e convidados ilustres, mas também recebe uma série de eventos paralelos que respiram o mesmo ar.
Alguns desses eventos ocorrem na Casa Clube de Autores, localizada no Centro Histórico, onde o poeta Rafael Clodomiro, vencedor do Prêmio UFF de Literatura 2009 na categoria Poesia, será curador de duas mesas literárias. Rafael foi o único no Estado do Rio convidado para essa curadoria.
A Casa Clube de Autores promoverá atrações culturais, cuja linha temática será literatura independente; mercado editorial e internet; e redes sociais e produção cultural. Para as duas mesas que organiza, Rafael escolheu como convidados referências culturais da região sul fluminense. Na sexta, dia 6, das 16h30 às 18h30, acontece a mesa “A Eficiência e a Eficácia dos Concursos Literários”, com os poetas Jean Carlos Gomes e Regina Vilarinhos, e com o jornalista Vicente Melo. No sábado, 7, das 10h30 às 12h30, é a vez de debater “A Arte da Divulgação para o escritor independente”, com as jornalistas Giovana Damaceno, Kika Monnteiro e Leslie Assis.
Na temática dos Concursos Literários serão discutidos, principalmente, assuntos referentes às comissões de jurados, à avaliação das obras literárias e à elaboração dos regulamentos dos Prêmios de Literatura, além de declamações e análises de textos premiados no tempo final do evento.
Na mesa sobre “A Arte da Divulgação” serão abordadas as atribuições recomendadas e fundamentais para o escritor que acabou de publicar seu livro. O debate passará pela Assessoria de Imprensa, a divulgação criativa ligada à promoção de eventos, como o lançamento de livros, do marketing em geral - inclusive o marketing pessoal -, até chegar às oportunidades que muitos autores aproveitam, como cronistas, colunistas, roteiristas e críticos literários.
A entrada para esses eventos é franca e as vagas são limitadas e controladas de acordo com o horário de chegada do público. De quarta a domingo, 4 a 8 de agosto, a programação cultural da Casa Clube de Autores está definida não somente com as mesas literárias, curadores e convidados, mas também com lançamentos de livros de escritores do próprio Clube de Autores. E Rafael Clodomiro é um deles, pretendendo lançar inicialmente seu primeiro livro na Flip, intitulado como Ilusões, Sonhos e Paixões – uma estratégia poética.

Serviço

Casa Clube de Autores - Endereço: rua da Lapa, 375, Centro Histórico de Paraty – eventos culturais de manhã e à tarde, 04 a 08/08. Não haverá evento domingo à tarde.
“A Eficiência e a Eficácia dos Concursos Literários” – 06/08 – 16h30 a 18h30.
“A Arte da Divulgação para o escritor independente” – 07/08 – 10h30 a 12h30.


Regina Vilarinhos

Um comentário: