quinta-feira, 3 de julho de 2008

Na OFF - Paraty

Chegamos ontem e a exposição já está montada. A cidade está movimentada, a gente não sabe onde vai primeiro. Trabalhos maravilhosos. Dá uma passada no site www.offflip.paraty.com e confira a programação.

Diário do Vale de 02 de julho de 2008

Poetisa de Volta Redonda participa da ‘Off Flip’



Regina Vilarinhos leva, mais uma vez, seu projeto ‘Poesia em Volta’
para o evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty’



Regina Vilarinhos leva, mais uma vez, o nome de Volta Redonda à “Flip (Festa Literária Internacional de Paraty)”. A poetisa estará na “Off Flip” (evento paralelo), que começa hoje e vai até domingo, com o seu projeto “Poesia em Volta”. Apresenta seus poemas, por meio de exposições, pelas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa e onde mais exista um coração batendo e uma alma respirando poesia. Regina não esconde a satisfação de poder mostrar sua arte em um dos eventos mais prestigiados da literatura.
- Em nossa volta, tudo é poesia. Ela nos envolve, nos ilumina e nos leva a um passeio por nossa alma. “Poesia em Volta” é um movimento cultural, onde todas as manifestações da poesia podem se fazer presentes, seja ela declamada, cantada, encenada ou exposta como quadros - explica.
A idéia é que o público interaja. Segundo a artista, a ilustração provoca o sentimento, colocando uma nova proposta de leitura do poema como arte: “Em poemas carregados de sensibilidade e lirismo, os versos nos levam a uma viagem interior, nos fazem descobrir o romântico guardado em cada um, e expressa com simplicidade de imagens esses sentimentos”.
Regina Vilarinhos nasceu em Porto Alegre e mora em Volta Redonda. Realizou exposições individuais em 1997, no projeto “Curtas Mensagens”, poesia itinerante, de junho a outubro. Foi vice-presidente do Glan-VR (Grêmio Literário de Autores Novos de Volta Redonda), no biênio 1998/1999. Participou da coletânea “50 Anos de Arte”, do Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) e da “I Coletânea de Poesias de Pinheiral”.
A poetisa ainda editou, em 2000, o livro “Poemas Acesos Para Noites Apagadas”. E, ao lado da Anielli Carraro, coordenou os projetos “Fábrica do Poema” e “Poesia e Cia.”, apresentando-se nos bares de Volta Redonda. Já se apresentou na “Off Flip” em 2006 e 2007, e também no “II Festival de Poesia do Circo Voador”, no Rio de Janeiro.

Caldeirão cultural

Na programação literária, 40 escritores participam de encontros de leitura, debates, lançamentos e sessões de autógrafos. Na Casa da Cultura acontece o “Sarau Literário”, dedicado a Jorginho Miguel (autor homenageado pela “Off Flip 2008”), cronista paratiense, que, por meio de seu trabalho de registro da tradição oral e dos “causos” das “gentes” de Paraty tem dado grande contribuição ao resgate e preservação dos costumes e da cultura da região. Logo em seguida haverá o lançamento dos livros “Trindade” (Themilton Tavares) e “Zangareio” (Flávio de Araújo), inaugurando o projeto “Autor Off”.
As ruas de pedras, praias e recantos históricos de Paraty vão se transformar no caldeirão cultural da “Off Flip”.

Serviço

• Flip - A festa de encerramento do “III Prêmio Off Flip de Literatura” será durante a “Off Flip” (evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty), que começa hoje e vai até domingo. Este ano a premiação será para conto e poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário